Pages

terça-feira, 26 de março de 2019

AMBEV APROVEITA MANDIOCA CULTIVADA NA BAIXADA PARA PRODUZIR CERVEJA


A mandioca cultivada por pequenos produtores rurais na Baixada Maranhense, no município de Bequimão, está sendo comercializada para a fábrica de cerveja da Ambev para a produção da cerveja Magnifica, produto maranhense lançado no final do ano passado.

Foram negociadas cerca de 100 toneladas de mandioca envolvendo cerca de dez pequenos produtores. No primeiro carregamento, realizado na semana passada, foram entregues quase 30 toneladas. Nas próximas três semanas, os produtores estarão envolvidos na entrega do restante da produção. A iniciativa fomenta a agricultura local e contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva na região.


De acordo com o produtor Leônidas Viegas Almeida, da propriedade Monte Simão, o cultivo da mandioca na região estava destinado à produção da farinha e à produção de ração para ovinos, caprinos e galinhas. A abertura desse novo mercado incentiva o pequeno produtor, além de reduzir as etapas. “Na produção da farinha são várias fases e muitas das vezes a produção é comercializada ao longo de vários meses. Neste caso, conseguimos o imediatismo na venda em um volume considerável”, explicou.

Os pequenos produtores estão organizados em rede e têm apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Bequimão e da Agerpe. É importante a consultoria técnica junto aos produtores para que desenvolvam meios de otimizar a produção.

A produção da nova cerveja é fruto de parceria entre a Ambev e o Governo do Maranhão, que, após rodada de conversas, estabeleceu a ampliação de investimentos da empresa no Estado. Na primeira fase, 78 famílias associadas ao Tabuleiro fornecerão mandioca para a produção da Magnífica. A estimativa é que, até o final de 2019, duas mil famílias de agricultores sejam agregadas ao projeto.

Fonte: Vandoval Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário