A partir do próximo domingo (24), os aparelhos piratas, sem certificação ou que foram clonados e roubados, serão bloqueados no maranhão e outros 14 estados brasileiros.
A ação faz parte da terceira etapa do projeto celular legal desenvolvido pela Anatel e que visa tirar de circulação em todo pais, esse tipo de aparelho.
O bloqueio atinge apenas aparelhos adquiridos a partir do dia 07 de janeiro deste ano. A medida também vale para todo celular que for habilitado, a partir de agora. O consumidor pode se prevenir, pesquisando no site celular legal da Anatel e verificando se o IMEI, uma espécie de número de fabricação que vem no aparelho, é regular ou não.
O selo de certificação da Anatel no aparelho é também outro indicador de garantia. Mais de 240 mil celulares já foram bloqueados em todo o país, outros 531 mil receberam mensagens de aviso sobre o desligamento.
Quem tem um telefone considerado irregular, deverá procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho para buscar os direitos do consumidor.

Nenhum comentário:
Postar um comentário