Depois de seis quadras com serviços estruturais já concluídos, quatro já entregues, a obra chega à oitava quadra e está em andamento no restante do trecho da Rua Grande, considerada a maior área comercial da cidade.
O trabalho apresenta resultados positivos e segue o cronograma para conclusão da obra de requalificação, que está sendo executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís. Ao todo são dez o número de quadras da rua que vão receber obras de requalificação.
O trabalho de calçamento na sétima quadra já foi concluído e nesse trecho da via equipes executam obras de preparo para a pavimentação com o concreto intertravado. Na oitava quadra estão sendo finalizados serviços de drenagem que, assim que concluídos, a obra segue para a nona quadra – entre a Travessa da Passagem e a Rua Godofredo Viana – com a demolição e retirada dos paralelepípedos para início dos serviços de saneamento.
A requalificação para a Rua Grande, propõe o conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas que visam também promover a acessibilidade. A proposta de revitalização da área busca integrar os princípios da acessibilidade universal ao desenho urbano. Dessa forma, com a execução do projeto, estão sendo retirados os obstáculos, com redução dos desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições.
Os serviços estruturais já foram finalizados até a sexta quadra, que aguarda a instalação da iluminação e do mobiliário urbano. Até a quinta quadra, além dos serviços de iluminação, a área recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda e instalação elétrica subterrânea.
Também já foram instalados, até a quinta quadra, os conjuntos de bancos que integram elementos do mobiliário urbano do projeto de revitalização da Rua Grande. De acordo com o projeto, serão instalados em média quatro bancos por quadra. Os assentos são confeccionados em madeira tratada, com elementos em aço corten, muito utilizado na construção civil e que apresenta três vezes mais resistência à corrosão que o aço comum.
Fonte: BNC Cidades



Nenhum comentário:
Postar um comentário