A Marinha do Brasil divulgou, hoje, uma nota sobre o alerta da intensificação dos ventos alísios, que podem chegar a até 60km/h (30 nós) e provoca um fenômeno conhecido como "tesoura de vento", o qual já causou vários estragos na capital maranhense, nos últimos meses.
O fenômeno pode ocorrer até o fim da manhã desta quarta-feira (05).
Os ventos alísios ocorrem mensalmente nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste, por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas e em alguns casos, podem atingir grande velocidade.
De acordo com a nota divulgada pela marinha, a previsão vale para cinco estados brasileiros: Rio Grande do Norte, ao norte de Natal, do Ceará, do Piauí e do Maranhão, especificamente São Luís.
Ondas
A velocidade dos ventos também alteram a intensidade de ondas que podem aumentar sua altura. Na faixa litorânea do estado da Bahia, entre Ilhéus e Conde, as ondas podem chegar até 2,5 metros de altura, entre a noite desta terça-feira (4) e a noite da quarta-feira (5).
Veja a nota da Marinha do Brasil na íntegra:
"A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a intensificação dos ventos alísios poderá provocar ventos de direção Sudeste a Leste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Norte, ao norte de Natal, do Ceará, do Piauí e do Maranhão, a leste de São Luís, até a manhã do dia 05 de agosto.
Há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudeste a Leste, com até 2,5 metros de altura, na faixa litorânea do estado da Bahia, entre Ilhéus e Conde, entre a noite do dia 03 de agosto e a noite do dia 04 de agosto. A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.
Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR). Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio."

Nenhum comentário:
Postar um comentário