Pages

sexta-feira, 3 de março de 2017

PROBLEMAS DE SÃO LUÍS. DE QUEM É A CULPA?

São Luís e o Maranhão como um todo convive com grandes problemas. E parece que a cada dia a situação só piora.
Quando será que os maranhenses de bem tomarão as rédeas dos seus destinos?
Relacionamos aqui alguns dos principais problemas enfrentados pela população, vejamos:

Educação: Escolas públicas funcionam em situações precárias, as aulas da rede municipal de ensino não terminam o ano letivo no período correto;


Atendimento ao público: A capital maranhense talvez seja o lugar onde as pessoas recebem o pior atendimento em estabelecimentos do país.

Revenda de combustível: Gasolina cara. Como é possível? Se temos um dos maiores portos do Brasil, por onde chegam os combustíveis? Porque os Estados que são abastecidos por caminhões têm os preços muito menores?
Há claros sinais da existências de cartel de revendedores de combustível. Mas, onde estão as autoridades? O que tem feito o Ministério Público para dar um jeito nessa situação?


Vias: Estradas, avenidas e ruas, diferentemente de outros lugares, são construídas ou recapeadas para durarem 20 ou 30 semanas e não 20 ou 30 anos.
Na pequena Av. Odorico Amaral de Matos(Jaracati) os assaltos são contínuos.
A noite, principalmente, é temerário passar por lá. Os buracos são incontáveis e o desnível do asfalto com a ponte é vergonhoso.
Na rua Jansen Muller, o asfalto não suportou as águas da chuva.
A quantidade de buracos nas ruas e avenidas da capital chegou a um nível insuportável. E não adianta botar a culpa em São Pedro ou nas administrações anteriores. O papel do prefeito é equacionar e resolver os problemas mais urgentes, concentrando os melhores esforços nessa tarefa.
Será que os dirigentes desses órgãos não trafegam pela cidade?


Trânsito: São Luís já não comporta tantos veículos em suas avenidas e os semáforos que não estão funcionando? Parece que as vidas das pessoas nada significa? E os que morrem ou são feridos em acidentes por essa negligência?


Hospitais: Nos socorrinhos falta médicos e os hospitais continuam superlotados (Socorrões).
Coitado de quem não tiver, pelo menos, um plano de saúde minimamente decente.

Abastecimento de água: Como pode a população de São Luís ficar de cabeça fria com a falta de água que acontece pelo menos uma vez por mês por causa do rompimento da tubulação do Italuís?


Alimentos: Aqui se importa praticamente tudo: tomate, batata, banana, coco e até cheiro verde. Por que não se importa coragem?

Moradia: O preço do metro quadrado construído em São Luís é um absurdo. Em capitais como Fortaleza, Teresina e João Pessoa, a diferença chega a pelo menos 40%.

Policiamento: Apesar do governo do Estado divulgar que está aumentando o efetivo da polícia, o número de viaturas nas ruas é insuficiente para atender os bairros da capital. Constantemente se vê casos de veículos roubados e assaltos a mão armada. 

E não adianta botar a culpa só no Sarney, não. Ou será que Vitorino Freire, pernambucano de origem, não reinou aqui por mais de duas décadas antes da era Sarney? E o que fez o governo Jackson Lago por São Luís? E Tadeu Palácio? E João Castelo? E o atual prefeito Edivaldo Holanda Junior?
E a população fica estática, sem fazer nada pra mudar a situação. E assim ouvimos dizer que o povo aceita tudo.
Gostamos demais da nossa terra e do nosso povo, mas esse cenário...

De quem é realmente a culpa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário