Pages

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

CONHEÇA OS PRINCIPAIS PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO NAS ELEIÇÕES DE 2018



Flávio Dino de Castro e Costa


É professor da Universidade Federal do Maranhão, advogado, ex-magistrado brasileiro, filiado ao Partido Comunista do Brasil e atual governador do Maranhão. 

No ano de 1994, foi aprovado em primeiro lugar em concurso para o cargo de juiz federal, que ele exerceu no Maranhão por 12 anos. 

De 2000 a 2002, presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe). Posteriormente foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Abandonou a carreira da magistratura em 2006, aos seus 38 anos, pedindo exoneração para ingressar na vida política e se filiando ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). 

Exerceu o seu primeiro mandato como político no cargo de deputado federal pelo Maranhão, sendo eleito em 2006. Em 2014, foi eleito em 1º turno pelo eleitorado maranhense para o cargo de governador do estado, com 63,52 por cento dos votos válidos.


Roseana Sarney Murad 


É socióloga, formada pela Universidade de Brasília (UnB). Estudou na Escola Normal do Maranhão, em São Luís, e, em Brasília, no Colégio Sacré-Coeur de Marie e no Colégio Pré-Universitário. Fez mestrado em Ciência Política, na Suíça. De volta ao Brasil, ela trabalhou durante cinco anos na Novacap, empresa que construiu Brasília, e no Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), fundação do Governo Federal.

Atuou como assessora parlamentar do gabinete civil da Presidência da República, de 1985 a 1990, e foi assessora política na campanha das Diretas Já, da Aliança Democrática, que culminou com a eleição de Tancredo Neves e José Sarney para presidente e vice-presidente da República e marcou o fim da ditadura militar no Brasil. Foi secretária extraordinária do governo do Maranhão e chefe de gabinete do senador José Sarney.

Hábil negociadora política, foi apontada em 1992 como a "musa do impeachment", quando coordenou, como deputada federal, as articulações no Congresso que levaram ao afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

No final de 2009, Roseana foi condenada pela Justiça Eleitoral por desvirtuar publicidade institucional para fazer campanha antecipada. Com base na Lei da Ficha Limpa, o candidato a deputado estadual Aderson Lago (PSDB-MA) pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão a impugnação da candidatura de Roseana. O tribunal negou o pedido e a decisão foi mantida pelo ministro do TSE Hamilton Carvalhido.

Com a posse de Roseana no Maranhão, aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a família Sarney volta ao governo pelo voto popular, depois de perder as eleições em 2006 para Jackson Lago, mas ela voltou a administrar o estado em 2009 por decisão judicial.


Roberto Coelho Rocha


Senador da República pelo PSB do Maranhão. Nascido na capital do Estado, São Luís, em 1965, é filho de Luiz Rocha, ex-governador do Maranhão. Roberto Rocha é empresário, formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Iniciou sua carreira política aos 26 anos, quando foi eleito deputado estadual. Roberto Rocha ainda foi eleito para três mandatos no cargo de deputado federal – 1995 a 1999, 1999 a 2003 e 2007 a 2011.

Em 2012, foi eleito vice-prefeito de São Luís na chapa de Edivaldo Holanda Júnior. Elegeu-se senador pela primeira vez em 2014. Em setembro de 2017, ingressou no PSDB como pré-candidato ao governo do Maranhão. 


Maura Jorge Alves de Melo Ribeiro 


Natural de Lago da Pedra-Ma. Formada em Direito na Universidade Federal do Maranhão, a advogada Maura Jorge , nasceu em 21 de setembro de 1962. 

Começou a carreira política ao ser eleita deputada estadual pelo  PFL em 1990, sendo reeleita em 1998, 2002 e 2006.

Depois da passagem ao PDT, Maura Jorge ingressou no DEM em 2007.

Foi eleita prefeita de Lago da Pedra em 2008 pelo DEM, sendo reeleita em 2012 pelo PSD.

Assumiu a presidência do PTN, atual Podemos no Maranhão em março de 2016.

Quatro anos depois, em 2016, consegue eleger o tucano Laércio Arruda seu sucessor na prefeitura de Lago da Pedra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário